terça-feira, 4 de agosto de 2009

Descansa em paz, Tomás =( - 1999-2009

Hoje, quando ia a caminho de casa das férias, perguntei ao meu pai se o meu cão tinha-se portado bem. Qual não foi o meu espanto, quando o meu pai me disse: filha, o Tomás morreu.
Fartei-me de chorar! Depois, a minha irmã telefonou e também me disse que se fartou de chorar, que não conseguia trabalhar, nem comer, nem dormir. O meu cunhado também chorou e sos meus pais também. Ele tinha ataques de epilepsia. O meu pai levou-o ao veterinário, mas ele não aguentou. Este cão passou por muita coisa que nem um ser humano imagina! Foi atropelado 2 vezes, levou muitas anestesias, teve k levar ferros numa pata, porque o estupido do condutor não parou e partiu-lhe as patas. Quando ele chegou a casa quando era pequenino, tinha um andar trôpego que nos fazia rir a bandeiras despregadas =D, as suas orelhas ondulavam ao sabor do vento quando se sentava no muro do meu prédio para o meu pai ou a minha irmã o escovar. =)Confesso que não lhe fazia muitas festas nem ia á rua com ele, mas nós dávamos-lhe muita importância, porque sabiamos que ele estava lá. Também, houve um significado para o qual não lhe faziamos festas: porque ele não nos permitia qualquer tipo de contacto, porque nos mordia. O meu pai até pensou mandá-lo abater, mas nunca o fez. Agora, ele estará sempre nos nossos corações e nunca o vamos esquecer. Ele á sua maneira, conseguiu ser um bom cão. Era determinado tanto na vida como na morte, porque superou todos os obstáculos. Eu tenho uma sobrinha de 2 anos e, por enquanto, não se diz nada. A minha irmã disse que o Tomás foi fazer uma viagem com os amiguinhos dele e vamos manter essa mentira, porque um bebé não sabe o que é a morte e a minha menina ficaria muito chocada. Os meus pais disseram-me que era melhor, porque já não sofria mais e eles têm razão. Mas mesmo assim, é uma dor difícil de superar. Afeiçoamo-nos tanto aos animais, que não sabemos que um dia eles partem como nós e não duram muito tempo. Tenho uma foto dele em pequeno a roer uma boneca de peluche da minha irmã. Tava tão querido! Tá numa mesinha ao lado da minha cama como recordação. Ele viveu 10 longos anos maravilhosos na nossa companhia: tinha o sofá todo para ele, comia bastante e o meu pai ia com ele há rua, porque há donos que não vão com os seus animais há rua e que apanham a porcaria. Também teve os seus momentos maus, ataques de epilepsia, sofrimento, dor, etc.
Resumindo e concluindo, o meu Tomás nunca será esquecido nem pelos donos, nem pelos conhecidos nem pelos seus amigos caninos cá da zona. LOOOL. Por isso, tenho um conselho para vos dar: dêm sempre carinho aos vossos animais de estimação, estimem-nos e acima de tudo RESPEITEM-NOS, porque eles não são brinquedos. Têm sentimentos como nós, respiram como nós, ficam tristes quando nós estamos tristes e ficam contentes quando nós ficamos contentes!
Eles SENTEM a nossa dor, eles PERCEBEM, são os únicos que nos fazem companhia e choram em silêncio. E NUNCA se esquecem. São bem mais inteligentes que muitos atrasados mentais ( muitas vezes humanos) que aqui andam!

Bjx da:

Ana