segunda-feira, 28 de setembro de 2009

«EAT, PRAY, LOVE...» (pois...)




Eat, pray, love.



" - (...) As pessoas pensam que uma alma gémea é o par perfeito e é isso que toda a gente quer. Mas uma verdadeira alma gémea é um espelho, uma pessoa que te mostra tudo aquilo que te retém, a pessoa que faz com que te centres em ti mesma para que possas mudar a tua vida. Uma verdadeira alma gémea é provavelmente a pessoa mais importante que alguma vez conhecerás porque deita abaixo as tuas defesas e desperta a tua consciência. Mas viver com uma alma gémea para sempre? Não. É demasiado doloroso. As almas gémeas entram na nossa vida para nos revelarem uma outra camada de nós mesmos e depois vão-se embora. E graças a Deus que assim é. O teu problema é que não consegues esquecer esta. (...) O problema é que não consegues aceitar que essa relação tenha tido uma vida tão curta. És como um cão no meio do lixo, querida - estás a lamber uma lata vazia, a tentar tirar mais comida lá de dentro. E se não tiveres cuidado, podes ficar com a lata entalada no focinho e dares cabo da tua vida. Por isso, larga-a.
- Mas eu amo-o.
- Então ama-o.
- Mas sinto a falta dele.
- Então sente. Transmite-lhe o teu amor e luz cada vez que pensares nele e depois esquece-o. Só receias deixá-lo ir totalmente porque nessa altura ficarás mesmo sozinha. (...)"

*
" - Então e se nos limitássemos a reconhecer que temos um mau relacionamento, mas que estamos presos a ele? E se admitíssemos que levamos um ao outro à loucura, estamos constantemente a discutir, quase nunca temos sexo, mas que não conseguimos viver um sem o outro, e simplesmente aceitássemos isso? Assim, podíamos passar as nossas vidas juntos - infelizes, mas felizes por não estarmos separados.
A prova de como o amo desesperadamente é que passei os últimos dez meses a ponderar seriamente essa hipótese. A outra alternativa que nos restava era um de nós mudar. (...)
Estou a tentar ignorar a parte de mim que anseia por descobrir que ele respondeu: «VOLTA! NÃO VÁS! EU VOU MUDAR!» (...)
Sei que é tudo pelo melhor. Sei que estou a escolher a felicidade ao sofrimento. Estou a conseguir espaço para que o futuro desconhecido encha a minha vida de surpresas. Sei tudo isto. Mas mesmo assim..."


In Eat, Pray, Love

*


Pois é. Este livro tem-me dado que pensar...

E pensei, sobretudo, no sentir de algumas pessoas que escrevem por aqui...



Gosto muito de vocês!

Amanhã, 3ª, já vou dar aulas. Com muitas dores... as cirurgias... pelo menos uma delas, não resultou.

Depois conversamos.

CC