domingo, 25 de outubro de 2009

Pensamentos de Paulo Coelho

Nós temos sempre tendência para ver as coisas que não existem e ficar cegos para as grandes lições que estão diante dos nossos olhos.

Não adianta querer agradar a todo o mundo. Só os medíocres conseguem isso e mesmo assim à custa de muito sacrifício pessoal.

No presente é que está o segredo; se você prestar atenção ao presente, poderá melhorá-lo. E se você melhorar o presente, o que acontecerá depois também será melhor. Esqueça o futuro e viva cada dia de sua vida. Cada dia traz em si a eternidade.

Não vivo nem no meu passado nem no meu futuro. Tenho apenas o presente, e ele é o que me interessa. Se você puder permanecer sempre no presente, então será um homem feliz.

A sabedoria só tem valor se puder ajudar o homem a vencer algum obstáculo.

O caminho da sabedoria é não ter medo de errar.

As coisas simples parecem sempre complicadas de mais.

Só conhece o vinho bom quem provou o vinho amargo.

A busca da felicidade é pessoal e não um modelo que possamos dar para os outros.

Existe uma obra de arte que nos foi destinada a criar. Ela é o ponto central da nossa vida e, por mais que tentemos enganar-nos, sabemos como é importante para a nossa felicidade. Geralmente esta obra de arte está coberta por anos de medos, culpas, indecisões. Mas, se decidirmos tirar essas aparas, se não duvidarmos das nossas capacidades somos capazes de levar adiante a missão que nos foi designada. E esta é a única maneira de viver com honra.

Se admitirmos que Deus nos criou para a felicidade, teremos de assumir que tudo aquilo que nos leva para a tristeza e para a derrota é nossa culpa.

Vale a pena reflectir sobre isto, não?

André Pinto