sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

AVISO SOBRE AS AULAS NA 1 ª SEMANA...



Vamos começar a estudar o Romantismo, o Drama e a obra «Frei Luís de Sousa», de Almeida Garrett. (Espero que já tenham lido o texto! Mmmm... tenho a certeza de que já leram... :D ... caso contrário... aproveitem o fds!!!). Para ajudar à melhor compreensão da obra, na próxima semana iremos ver e comentar o filme «Quem És Tu?», do realizador João Botelho. Por isso, TODAS AS AULAS DE PORTUGUÊS NA 1ª SEMANA do 2º Período serão na sala de A.V., onde temos excelentes condições sonoras e de visionamento.


*
Uma breve informação sobre uma das personagens: MARIA...


(Actriz Patrícia Guerreiro, que desempenha o papel de MARIA no filme...)
*
MARIA:
*
* Uma personagem idealizada:

- a ingenuidade, a pureza, a meiguice, o abandono, etc., próprios duma alma infantil, e a inteligência, a experiência, a cultura, a intuição, características de um espírito adulto, confluem numa personagem pouco real, só entendida à luz do desvelo que Garrett votava a sua filha Maria Adelaide e à condição social que, para a mesma, resultara da morte prematura da mãe;
- protótipo da mulher-anjo, tão do agrado dos românticos, Maria é demasiado angélica para ser verdadeira;
- a sua dimensão psicológica resulta, por isso, contraditória, ao revelar comportamentos, simultaneamente, de criança e de adulto;


* Alguns traços caracterizadores de Maria:

- ternura
- culto sebastianista

- dom de sibila (dom da profecia)

- cultura

- coragem, ingenuidade e pureza
*
Sobre o filme...
*
«Quem És Tu?» - Ano: 2001; Género:Drama ; Realização: João Botelho.
*
João Botelho ganhou com "Quem és tu", no Festival de Veneza de 2001, um prémio que visa distinguir os realizadores que, através da sua obra, contribuem para valorizar a estética no cinema. O filme foi também candidato ao prémio máximo do festival, o Leão de Ouro. A obra de João Botelho é uma adaptação em três actos da peça "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett. Disse Botelho sobre os actores de "Quem És Tu?" que são apenas "portadores" da beleza do texto de Garrett. Diz da obra que é um filme duro, "mas é, na minha opinião, o que deve ser dito sobre os portugueses e a memória dos portugueses".
*
O objectivo do filme parece ser reconciliar os portugueses com os seus autores e, simultaneamente, com a identidade que caracteriza o povo luso. "A alma dos portugueses está no Camões, no Gil Vicente, no Garrett, no Pessoa, em pessoas que ainda escrevem hoje e em vários cineastas portugueses".
*
"Quem És Tu?" torna-se, na óptica de Botelho, uma interrogação dirigida aos portugueses e uma revolta pela identidade ferida. "Quem és tu, Portugal, quem somos nós, portugueses, qual é a nossa identidade... O nosso país vive em esquizofrenia: só temos o chão que pisamos, os capitais estrangeiros são donos do centro de Lisboa e há uma periferia cheia de jovens e famílias sem nada, só com um sonho... "
*
Rodado no Convento de Cristo, em Tomar, o filme conta com prestações de um elenco de vários actores portugueses. Patrícia Guerreiro , Suzana Borges , Rui Morrison , Rogério Samora e José Pinto.
*
CC