sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

É música portuguesa, com certeza!

Para sair um pouco da rotina dos sentimentalismos, fiz aqui um pequeno "apanhado" de algumas músicas portuguesas que gosto. As pessoas têm muita mania de renegar o que é português, mas em termos de música acho uma estupidez! Em termos de cinema, vá, podemos não ser lá grande coisa (pessoas que tenham visto o Coisa Ruim - um filme de terror que serviu e muito para rir - ou algum filme do Manoel de Oliveira - ou que tenham visto uns minutos e adormecido - percebe o que digo), mas temos muito boa música! Pois que fica alguma dela:



Os pontos negros - Contos de fadas de Sintra a Lisboa







Anjos - Bem longe, num sonho meu





Da Weasel - Mundos Mudos



(o único hiphop que consigo ouvir...)




Rio Grande - Postal dos Correios





Rui Veloso - A paixão





Heróis do Mar - Amor





Lúcia Moniz - Dizer que não





Quinta do Bill - Voa, voa





Fúria do Açúcar - Eu gosto é do Verão



E quem não gosta? Então este tempo faz mesmo com que todos anseiem pelo Verão!




Xutos e Pontapés - A Casinha





David Fonseca - Adeus (Não afastes os teus olhos dos meus)



Dos meus cantores preferidos! Pena não cantar mais em português...




GNR - Asas (Eléctricas)



É quase impossível escolher só uma música deles! São, sem dúvida alguma, a minha banda portuguesa preferida! Têm uma criatividade imensa, e os ritmos são contagiantes!




Carlos Paião - Playback



Não fosse ele um dos mais importantes cantores do nosso país...vivo ou morto, a verdade é que ele ainda tem imenso sucesso! Foi um grande artista que se perdeu...




António Variações - Estou Além



Tal como Carlos Paião, um artista brilhante, talvez ainda mais! Letras ainda tão actuais, uma voz inconfundível...Esta é a minha música preferida dele, até porque desde pequena que me dizem que encaixa que nem uma luva em parte da minha personalidade :P Uma pequena curiosidade: foi a primeira pessoa famosa a morrer de SIDA em Portugal.



Ritz Mkz