sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

'IL POSTINO' («O Carteiro de Pablo Neruda»)

'Quando se fala n'O Carteiro de Pablo Neruda deveria tropeçar-se nas palavras, ditas ou escritas. Deveria gaguejar-se ou semear reticências palavra sim, palavra não. (...) Com a convicção de que estamos a descobrir o mundo, ou simplesmente a redescobri-lo. Dizer cada palavra como se fosse a primeira, de tal forma que nos soubesse tão bem que a guardaríamos apenas para as ocasiões especiais.'

~*~

Na foto, os personagens: Mario Ruoppolo (Massimo Troisi), Pablo Neruda (Philippe Noiret) e Beatrice Russo (Maria Grazia Cucinotta).



«A poesia não é de quem a escreve, mas de quem precisa dela»

Mario Ruoppolo

~*~


Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

(...)

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

(...)

Pablo Neruda

................................................nunca me tirem a poesia!

CC