domingo, 5 de abril de 2009

Viver a vida com mais humor!

Num desses seminários que algumas empresas promovem para o seu pessoal, com várias actividades de reflexão e dinâmica de grupo para sensibilizar as pessoas e desenvolver a comunicabilidade, três funcionários foram sorteados para falar sobre um tema extremamente sério: o que cada um gostaria de ouvir quando estivesse no seu próprio velório.

O director de recursos humanos foi o primeiro sorteado. O segundo, um assessor de marketing. Ambos bem falantes, preparados, sem dúvida iriam fazer uma boa intervenção. O terceiro, um assistente do sector de vendas, conhecido pelo seu bom humor,mas sem nenhuma preocupação de carácter filosófico. Parecia deslocado naquela mesa, ao lado dos seus colegas mais graduados.

O primeiro fez um belo discurso sobre as suas lembranças de infância, os ensinamentos que recebeu ao longo da vida, a importância de se ter na empresa um espaço para continuar a desenvolver essa aprendizagem. "Gostaria que recordassem o meu passado, e também a minha contribuição para manter vivos os princípios éticos que recebi dos meus pais e professores.", disse ele, sob os aplausos de todos.

o segundo alinhou pelo mesmo tom: "Gostaria, antes disso, de conseguir realizar os meus objectivos, tanto na empresa como nos projectos sociais, para que no meu velório as minhas realizações possam servir de exemplo às gerações vindouras. Espero que, no fim da minha vida, as pessoas tenham motivos para comentar as minhas obras filantrópicas, e também o meu espírito empreendedor à frente dos negócios, de modo que os meus esforços deixem bons exemplos e bons frutos."

Aplausos emocionados. Na plateia, algumas pessoas tinham lágrimas nos olhos. E um certo clima de expectativa tomou conta da sala, já que o interveniente seguinte tinha ouvido os seus colegas com um sorriso maroto nos lábios, mesmo nos momentos em que todos se mostravam comovidos.

Levantou-se, desfez o sorriso e anunciou com a voz frágil:

"OLHA! OLHA! ELE ESTÁ A MEXER-SE! O DEFUNTO ESTÁ VIVO!"

O segredo do humor é ver as coisas por um outro ângulo. Situações que parecem sérias e difíceis tornam-se às vezes simples quando vistas de forma bem-humorada.

A alegria é uma disposição mental extremamente positiva. O humor é útil até para motivar o nosso interesse por motivos mais sérios.

(Tirado do livro: "Voando como a Águia", do Prof. Gretz. Grande livro!)


Eu identifico-me como uma pessoa bem-humorada, de tal maneira (às vezes talvez um pouco exagerado) que já me perguntaram,várias vezes, se o que eu tinha dito era a brincar ou a sério. Porque quando estou em pleno, tenho aquele "sorriso maroto" do terceiro interveniente.


André Pinto